Blog >

Dominando a Contabilidade: Um Guia Completo para Empresas e Particulares

Dominar a contabilidade de uma forma básica é tão crucial na gestão de uma empresa como na nossa vida pessoal. A contabilidade não é mais que uma organização em “caixas” dos nossos papéis, apurando se gastamos tudo o que ganhamos, se investimos o que sobra ou se temos que recorrer a terceiros para pagar as nossas dívidas.

Se tenciona constituir uma empresa deve investir na compreensão dos conceitos básicos da contabilidade:

  1. Familiarizar-se com os princípios contabilísticos básicos como activos, passivos, receitas e despesas.
  2. Entender a diferença entre tesouraria e contabilidade.

De seguida procure um contabilista que, além de lhe prestar um serviço de qualidade, esteja disponível para o esclarecer nas questões mais relevantes como a afetação de custos, a dedutibilidade do Iva nas operações, entre outros aspectos. É muito importante que se familiarize com a interpretação dos diversos mapas fornecidos mensalmente, como os balancetes e a reconciliação bancária para, em conjunto com o seu contabilista, garantir a precisão dos registos.

Adicionalmente é crucial que:

  1. esteja ciente das obrigações fiscais e legais para evitar coimas.
  2. se informe sobre o arquivo da documentação legalmente exigida para auditorias fiscais, dando relevância ao que realmente importa.
  3. aprenda a interpretar as demonstrações financeiras, como o balanço, a demonstração de resultados e fluxos de caixa, para sua análise interna e tomada de decisões estratégicas.

A nível pessoal também surge muitas vezes a necessidade de consultoria profissional. De uma forma muito generalista aconselho:

  1. que tente organizar as suas despesas e receitas, estando ciente das deduções fiscais e benefícios disponíveis para particulares; 
  2. Se mantenha atualizado sobre mudanças nas leias fiscais;
  3. implemente medidas para controlar e reduzir custos sempre que possível;
  4. analise regularmente as despesas para identificar áreas de otimização

Em ambas as áreas (empresarial e pessoal) é muito importante desenvolver um plano financeiro a longo prazo e ir ajustando esse plano às mudanças nas circunstâncias.

A Contabilidade não é apenas uma obrigação, mas uma ferramenta estratégica para o sucesso a longo prazo.

Partilhar na rede
Razoabilis