Dominar a contabilidade de uma forma básica é tão crucial na gestão de uma empresa como na nossa vida pessoal. A contabilidade não é mais que uma organização em “caixas” dos nossos papéis, apurando se gastamos tudo o que ganhamos, se investimos o que sobra ou se temos que recorrer a terceiros para pagar as nossas dívidas.
Se tenciona constituir uma empresa deve investir na compreensão dos conceitos básicos da contabilidade:
De seguida procure um contabilista que, além de lhe prestar um serviço de qualidade, esteja disponível para o esclarecer nas questões mais relevantes como a afetação de custos, a dedutibilidade do Iva nas operações, entre outros aspectos. É muito importante que se familiarize com a interpretação dos diversos mapas fornecidos mensalmente, como os balancetes e a reconciliação bancária para, em conjunto com o seu contabilista, garantir a precisão dos registos.
Adicionalmente é crucial que:
A nível pessoal também surge muitas vezes a necessidade de consultoria profissional. De uma forma muito generalista aconselho:
Em ambas as áreas (empresarial e pessoal) é muito importante desenvolver um plano financeiro a longo prazo e ir ajustando esse plano às mudanças nas circunstâncias.
A Contabilidade não é apenas uma obrigação, mas uma ferramenta estratégica para o sucesso a longo prazo.